Perdoe-se pelos erros do passado. Você não tinha a consciência de hoje

 In Sem categoria
Texto da Psicóloga Ivonete Rosa | @ivoneterosa.escritora

Perdoe-se pelos erros do passado. Você não tinha a consciência de hoje

Sabe, é louvável tudo o que você tem conquistado, especialmente, nos quesitos maturidade e crescimento profissional, mas você precisa, definitivamente, perdoar a pessoa que você foi no passado. Compreenda que ela não tinha a maturidade que você tem hoje. Não a julgue, não a condene. Tudo o que sua versão precisa é de compaixão e empatia.

Pare de olhar para o que passou com essas lentes tão severas. Isso não vai te ajudar em nada. Uma vez que você já identificou onde errou e o que não pode repetir, o melhor a fazer é encher a alma de gratidão pelos aprendizados e tocar o seu barco. Não é fácil olhar para trás e ter a consciência de que foi o responsável por escolhas tão equivocadas, eu entendo, mas foram aquelas escolhas que você teve condições de fazer naquele momento da sua vida.

Entendo que é desolador, por exemplo, pensar nas experiências em que você ofertou o que tinha a alguém e, acabou recebendo, de volta, o pior dele. Tenha em mente que cada um oferece o que tem e, você ofertou o seu sagrado. Se não foi valorizado, a culpa não é sua. Não permita que essa experiência o transforme num eterno ressentido.

Perceba a situação por uma outra perspectiva, você adquiriu muitos aprendizados com os seus desacertos. Parece frase clichê, mas é fato. Os seus dissabores contribuíram para a construção da pessoa que você é hoje: mais seletiva, mais observadora, mais prudente e, acima de tudo, mais consciente da sua capacidade de superação. Faça as pazes com o seu passado. Não é justo se crucificar, você fez o que estava ao seu alcance, agiu conforme entendia que era certo.

Extraia o que teve de positivo. Se, por exemplo, você viveu uma relação abusiva e saiu dela, isso merece ser comemorado. Nem todos têm a mesma força para se livrar de algo tão nocivo. Você conquistou o direito de recomeçar, isso é o que importa. Evite se lamentar pelo tempo aprisionado. Se ficar focado na mágoa, você não terá condições emocionais de se refazer.

 Sabe o que é mais lindo em você? A sua capacidade de tocar a vida carregando dores sem usá-las como justificativas para ferir outras pessoas. Isso, só as almas nobres conseguem.

Posts Recentes

Deixe um Comentário