É permitido olhar para trás

 In Sem categoria
Texto da Psicóloga Ivonete Rosa | @ivoneterosa.escritora

É permitido olhar para trás

Permita-se olhar para trás, de vez em quando, para contemplar o caminho que seus pés cansados percorreram para chegar até aqui. Isso vai refrescar sua memória sobre o quanto você é forte e capaz.

Visite o passado, não para sofrer, mas para se certificar de onde saiu e do que foi capaz de superar. Para se agarrar à certeza de que nada nem ninguém pode conter uma pessoa motivada, guerreira e disciplinada como você.

Vá, visite, em pensamentos, aquelas pessoas que zombaram dos seus sonhos, e que menosprezaram a sua capacidade de transformar aquela realidade que tanto te oprimia. Aproveite a ocasião e presenteie-os com o seu perdão. Eles, seguramente, já se sentem constrangidos ao se darem conta de que você triunfou, contrariando todas as profecias perversas deles.

Vista a sua melhor roupa e vagueie um pouco pela infância, naquele tempo que você sentia vergonha até de sonhar, de tão pobre.  Brinque um pouco com aquela criança que você foi um dia. Comemore com ela as suas conquistas, abrace-a; brinque com ela, diga o quanto ela é linda e guerreira. Sobretudo, agradeça-a de todo o coração pela colheita dos frutos oriundos das sementes que ela plantou.

Perambule um pouco pelo passado, para se perdoar e para liberar perdão. Perdoe os parentes que te humilharam; os amores frustrados; os patrões exploradores; e os inimigos disfarçados de tapinhas nas costas. Aproveite e os agradeça. Eles ficarão constrangidos ao perceberem que o mal que eles fizeram não foi capaz de mudar a sua essência do bem.

Se benza e vá visitar os vales assombrados de onde saiu. Assombre os fantasmas do passado com a sua luz. Mostre a eles que tudo se fez novo. Hoje, você reluz.

Posts Recentes

Deixe um Comentário